Sergio Aguiar comenta cassação de prefeito de Frecheirinha

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (06/07), a cassação do prefeito do município de Frecheirinha, Carleone Júnior de Araújo. A decisão judicial foi decorrente de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada na 81ª Zona Eleitoral do Ceará, de Tianguá, pela coligação derrotada nas eleições municipais de 2016.
De acordo com o deputado, os promoventes acusam que Carleone Júnior de Araújo, durante o primeiro mandato como prefeito, usou de influência política e de recursos do erário municipal e privado para praticar "condutas graves que violaram o princípio da isonomia no processo eleitoral em prol da sua candidatura e chapa, influenciando o resultado da eleição".

O parlamentar explicou que o juiz Antônio Carneiro Roberto tornou o prefeito inelegível por oito anos em razão de atos ilícitos praticados ao longo do ano eleitoral. O vice não tornou-se inelegível. No entendimento do magistrado, conforme relatou Sérgio Aguiar, "à época dos fatos praticados, ainda não era vice-prefeito, portanto não participou ativamente dos ilícitos eleitorais, apesar de ter se beneficiado por eles".

Para Sérgio Aguiar, a decisão da Justiça Eleitoral é digna de “aplausos”. “Foram 126 votos que determinaram a vitória do prefeito Carleone, e é notório e fundamental que a Justiça tenha percebido que essas ações foram suficientes para desequilibrar o pleito”, disse.

Entre as “ações”, o deputado destacou a "distribuição gigantesca de cestas básicas, por ocasião do aniversário da cidade em 2016". O mesmo teria ocorrido em comemoração ao Dia do Trabalhador.

A acusação, conforme observou, também argumenta que houve gasto, no primeiro semestre, acima da média dos três últimos semestres dos últimos anos; fraude na composição do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap), quando foram cadastradas como candidatas mulheres apenas como forma de burlar a legislação eleitoral; pesquisa eleitoral sem registro e demissão sem justa causa de servidores contratados como forma de punição por não terem votado no prefeito.

Sérgio Aguiar destacou também os 125 anos de emancipação política do município de Beberibe. Segundo ele, a cidade comemorou com show de “duas grandes atrações”, além de uma manhã de prestação de serviços promovido pela Prefeitura.

O parlamentar ressaltou, ainda, a realização do 29º Festival de Quadrilhas de Camocim, que contou com manifestações culturais, apresentações juninas, entre outras atrações, movimentando cerca de 100 mil pessoas no município. “Uma importante ação da prefeita Mônica Aguiar, que contribui muito para o crescimento do turismo e economia local”, disse.


Da Agência Assembleia*m

 
Voltar  |  Imprimir
 
 
 
CADASTRE-SE
Receba nosso informativo eletrônico semanal CadastrarCancelar
 
 
INSTAGRAM
WEBRÁDIO
This text will be replaced

Sérgio Aguiar avalia leilão do Aeroporto Pinto Martins | [DOWNLOAD]
 
INFORMATIVO
Edição trimestral: abril/maio/junho de 2017
Edições Anteriores


Sérgio Aguiar - (Partido Democrático Trabalhista - PDT) © - Todos os direitos reservados.

Web Site: http://www.deputadosergioaguiar.com.br. E-mail: dep.saguiar@gmail.com