Deputado comemora redução na taxa básica de juros

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) avaliou, nesta quarta-feira (19/04), durante o primeiro expediente da sessão plenária, a redução da taxa básica de juros (Selic) de 12,25% para 11,25% ao ano. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen) na última semana.
Sérgio Aguiar explicou que taxas de juros mais baixas estimulam o consumo e o investimento produtivo. “É uma taxa que ainda assombra o desenvolvimento da economia, mas já se demonstra que o dinheiro começa a ficar mais barato e encoraja empresários a investirem”, comentou.

O deputado mencionou ainda a estimativa de expansão de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano. Sérgio Aguiar lembrou que foram registradas quedas no índice nos últimos anos.

Além disso, o deputado analisou o cenário no Ceará. Segundo ele, em fevereiro de 2017, houve aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2016. “É considerável, tendo em vista índices tão diminutos no Brasil e no Nordeste”, ressaltou.

Para o deputado, o Complexo Industrial e Portuário do Pécem (CIPP) é um dos maiores indutores da economia do Estado, principalmente após a inauguração da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). “Vai ser o carro-chefe da economia cearense”, afirmou.

Outros empreendimentos importantes para o Ceará citados por Sérgio Aguiar foram a conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina e a consolidação da transposição do rio São Francisco. Na avaliação dele, a chegada das águas fará “com que possamos pensar em abastecimento intermitente, não apenas para o consumo humano, mas também que tenhamos a possibilidade de fortalecer a produção na área do setor primário e secundário”.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PSD) também disse estar otimista com o crescimento do Estado, principalmente em razão da importância do CIPP, do andamento das obras da Transnordestina e da inauguração da Companhia Siderúrgica.


Da Agência Assembleia*

 
Voltar  |  Imprimir
 
 
 
CADASTRE-SE
Receba nosso informativo eletrônico semanal CadastrarCancelar
 
 
INSTAGRAM
WEBRÁDIO
This text will be replaced

Sérgio Aguiar avalia leilão do Aeroporto Pinto Martins | [DOWNLOAD]
 
INFORMATIVO
Edição trimestral: abril/maio/junho de 2017
Edições Anteriores


Sérgio Aguiar - (Partido Democrático Trabalhista - PDT) © - Todos os direitos reservados.

Web Site: http://www.deputadosergioaguiar.com.br. E-mail: dep.saguiar@gmail.com