Assembleia outorga o Título de Cidadão Cearense ao advogado Ophir Cavalcante

 
A Assembleia Legislativa entregou, na noite desta quarta-feira (22/03), durante sessão solene no Plenário 13 Maio, o Título de Cidadão Cearense ao advogado Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. A outorga da honraria, que atendeu a solicitação do deputado Sérgio Aguiar (PDT), e é iniciativa do ex-deputado Francisco Caminha, teve ainda o apoio de todos os parlamentares da Casa.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Audic Mota (PMDB), que presidiu a sessão, destacou o trabalho desenvolvido por Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior à frente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre os anos 2001/ 2013.

O autor do requerimento, deputado Sérgio Aguiar, também enalteceu o trabalho do homenageado à frente do Conselho Federal da OAB. "Falar de Ophir Cavalcante é enaltecer a carreira de um brilhante jurista, que na OAB debateu questões fundamentais para Brasil, em âmbito social, econômico e político, mas sempre cuidando do advogado", afirmou.

O ex-deputado Francisco Caminha disse que a entrega do Título de Cidadão Cearense ao paraense Ophir Cavalcante se reveste de uma adoção. "Os filhos naturais são amados porque são os filhos. Os filhos adotivos são filhos porque são amados. Hoje o senhor é adotado pelo Ceará", pontuou.

Ophir Cavalcante Filgueiras Júnior, ao agradecer a homenagem, citou a frase do poeta cearense Patativa do Assaré "se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político", para dizer que foi essa frase do maior representante da cultura cearense que o levou a trabalhar em prol da cidadania, principalmente durante o período em que esteve à frente da OAB nacional. "Nesse País cheio de desigualdades é necessário que cada um de nós ocupe o espaço na defesa da Constituição, das garantias individuais, da igualdade de nossos irmãos brasileiros", afirmou.

Ele lembrou que foi durante a sua gestão à frente da OAB nacional que lançou o combate à corrupção no Brasil com a Lei da Ficha Limpa. Ophir Cavalcante disse ainda que o título é uma das homenagens mais significativas que recebeu até hoje, pois "representa o reconhecimento ao meu passado, aos meus ancestrais, e que sirva também como exemplo para os meus filhos".

Também participaram da solenidade o deputado Leonardo Araújo (PMDB); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, representando o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia; o vice-presidente do Instituto dos Advogados do Ceará, Jardson Cruz; o presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro, advogados e familiares convidados.

 
Voltar  |  Imprimir
 
 
 
CADASTRE-SE
Receba nosso informativo eletrônico semanal CadastrarCancelar
 
 
INSTAGRAM
WEBRÁDIO
This text will be replaced

Sérgio Aguiar avalia leilão do Aeroporto Pinto Martins | [DOWNLOAD]
 
INFORMATIVO
Edição trimestral: abril/maio/junho de 2017
Edições Anteriores


Sérgio Aguiar - (Partido Democrático Trabalhista - PDT) © - Todos os direitos reservados.

Web Site: http://www.deputadosergioaguiar.com.br. E-mail: dep.saguiar@gmail.com