Deputado aponta avanços na atividade econômica do Estado (primeiro expediente)

Deputado aponta avanços na atividade econômica do Estado (primeiro expediente)
19 de novembro de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (19/11), os indicadores positivos apresentados pela economia cearense em 2019.

Segundo o parlamentar, conforme os dados divulgados pelo Banco Central, por meio do Índice de Atividade Econômica (IBC), a atividade econômica cearense avançou 2,29% nos primeiros nove meses de 2019. Os números superam a média nacional, de 0,99%, e do Nordeste, de 0,83%, no mesmo período.

“É uma notícia alvissareira e que demonstra que o Ceará tem conseguido, ao longo do tempo, criar matrizes de desenvolvimento, alavancado por setores como o de turismo e de serviços”, salientou Sérgio Aguiar.

O deputado registrou ainda que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a cidade de Fortaleza é a 5ª cidade do País em número de voos internacionais.

Segundo o levantamento feito pela Embratur, a Capital cearense registrou 1.086 voos internacionais, de janeiro a outubro de 2019, representando um crescimento de 52,1% em comparação com o mesmo período de 2018.

Para Sérgio Aguiar, o resultado é fruto do sucesso do hub Air France KLM, em operação no Aeroporto de Fortaleza, complementando que a recuperação econômica do Estado também influencia no aumento da malha aérea internacional alcançada.

O parlamentar também ressaltou a construção do novo Aeroporto Regional de Sobral. Segundo o deputado, na segunda-feira (18/11), o Governo do Estado lançou o edital de licitação para a implantação da pista.

“É uma conquista para a zona norte do Estado. Trata-se de uma obra com investimento de até R$ 61,8 milhões, com pista de pouso e decolagem de 1,8 mil metros, contando ainda com pistas de rolamento e pátio de aeronaves”, apontou  Sérgio Aguiar.

*Da Agência Assembleia