Sérgio Aguiar comenta produção de insumos pela Pefoce (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar comenta produção de insumos pela Pefoce (primeiro expediente)
5 de novembro de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (05/11), iniciativa da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) que contribui para a redução dos custos ao erário cearense. De acordo com o parlamentar, o órgão tem fabricado os insumos necessários para a realização das investigações.

“É importante registrar isso, pois sempre ouvimos em diminuição de custos, muitas vezes sacrificando coisas pertinentes ao serviço público. A Pefoce nos dá um exemplo de como reduzir os custos de um equipamento e qualificar ainda mais o serviço ofertado”, disse.
Sérgio Aguiar explicou que o Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP) da Pefoce produz, em grande escala, oito quilos do pó branco e preto, e cinco litros da substância ninidrina.Essas quantidades, caso fossem adquiridas pelo Estado, custariam R$ 17.574,94.
A prática, conforme observou, vem gerando 98% de economia aos cofres públicos, além de possibilitar o investimento em outros suprimentos que são essenciais para a atividade pericial, como, por exemplo, luvas. “Uma caixa  contendo 100  unidades custa R$ 19,64. Daria para adquirir 875 caixas de luvas. Esse estoque poderia ser utilizado em diversos setores da Pefoce, por mais de sete anos”, considerou.
Sérgio Aguiar anunciou também a prorrogação do acordo entre as empresas aéreas KLM, Gol e Air France, que promovem as conexões do hub de Fortaleza. “A parceria agora se estende até 2024 e a expectativa é de mais melhorias no serviço aéreo, que já vem beneficiando milhares de passageiros desde sua implementação no Ceará”, frisou.
Outro assunto levantado pelo deputado foi o interesse da Toyota em construir, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um Centro de Distribuição de peças e automóveis.
O parlamentar explicou que a comitiva da Toyota se reuniu com operadores do Porto do Pecém e, na ocasião, foi anunciado o interesse da empresa e, iniciar, no mês de abril do próximo ano, as obras de construção do seu Centro de Distribuição na área da CIPP. Segundo Sérgio Aguiar, essa medida pode alavancar a produção do Porto do Pecém, movimentando ainda mais a economia do Estado.

*Da Agência Assembleia