Sérgio Aguiar comunica lançamento de Atlas Eólico e Solar do Estado do Ceará (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar comunica lançamento de Atlas Eólico e Solar do Estado do Ceará (primeiro expediente)
22 de outubro de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comunicou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (22/10), sobre o lançamento do Atlas Eólico e Solar do Estado do Ceará.

De acordo com o parlamentar, o atlas, lançado nesta manhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), é resultado de uma parceria entre Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), FIEC e Sebrae/CE, com participação dos estudos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


“Sou defensor da substituição da fonte primária de nossa energia, que é água, para o sol e o vento. Nunca tivemos água em abundância em nosso Estado, totalmente diferente do sol e dos ventos no nosso litoral”, salientou.
Conforme explicou Sérgio Aguiar, o atlas é um documento de acesso público, direcionado a profissionais, empresários e investidores do setor de energias renováveis, que irá fornecer informações técnicas sobre os recursos eólico e solar no Estado do Ceará. “O objetivo é facilitar a identificação de áreas com bom potencial para geração de energia a partir de fontes renováveis, além de dimensionar o potencial eólico e solar por região do Estado, aumentando assim a atratividade do Ceará para investimentos na área”, justificou.


O deputado ressaltou ainda o baixo impacto no meio ambiente causado por este tipo de indústrias. “Estamos falando de energia limpa, saudável e de baixíssimo potencial de poluição. Devemos apoiar essa perspectiva de aumentar as nossas fontes de energia alternativas e sugiro aqui que a Comissão de Meio Ambiente da Casa convide os responsáveis pelo atlas para um debate, pois creio que este modelo será muito menos impactante do que a promovida pelas termelétricas, além de baratear um serviço para a população”, frisou.


O parlamentar convidou ainda os pequenos e micro empreendedores do Estado a participarem da FestMicro, na próxima sexta-feira (25/10), evento promovido pela Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (Femicro-CE). Ele também convidou a população para a sessão solene do Dia do Matemático, que acontece esta noite, às 18h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.


Em aparte, o deputado Lucílvio Girão (PP) reiterou o crescimento das fontes de energia renováveis e defendeu o investimento do Estado para o setor. “Vamos incentivar porque o mundo está pedindo, o efeito estufa só piora e o caminho para cuidarmos do nosso planeta é esse”, opinou.
Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Acrísio Sena (PT) afirmou que o colegiado realizará o Seminário de Energias Limpas no mês de novembro e que a presença dos responsáveis pelo atlas é totalmente necessária.  

*Da Agência Assembleia