Sérgio Aguiar se solidariza com vítimas do desabamento do Edifício Andrea (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar se solidariza com vítimas do desabamento do Edifício Andrea (primeiro expediente)
16 de outubro de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) externou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (16/10), sua solidariedade às vítimas e famílias impactadas pelo desabamento do Edifício Andrea, nesta terça-feira (16/10), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

O parlamentar agradeceu o trabalho das equipes de busca e salvamento e os voluntários que estão colaborando das mais diversas formas para o resgate das vítimas. “Essa união de todos em solidariedade com as vítimas e suas famílias nos motiva ainda mais na busca por desaparecidos. Enquanto houver esperança, haverá expectativa de resgatar mais pessoas daqueles escombros”, afirmou.

Quanto às causas do desabamento, Sérgio Aguiar  lembrou que toda edificação, seja ela de um ou mais pavimentos, deve passar por uma fiscalização de estrutura após uma década da construção. “É de total importância que a Prefeitura tome precauções e participe da apuração das causas desse infeliz acontecimento”, ponderou.

Outro assunto abordado pelo deputado em seu pronunciamento foi o recorde histórico alcançado pela energia solar fotovoltaica produzida no Ceará. Segundo o parlamentar, na primeira semana do mês de outubro, o Estado produziu 56 megawatts médios, o equivalente a cerca de 2,5% da energia gerada no Estado. “Os dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) que mede as usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), apontaram ainda que nos últimos 12 meses, o volume de energia solar gerado no Ceará cresceu mais de 200%”, ressaltou.

O parlamentar enalteceu ainda as vantagens da produção de energia alternativa, tanto para o custo como para o baixo impacto ao meio ambiente. “Antigamente não imaginaríamos que nosso Estado produzisse algo que dependesse do sol e dos ventos, somente a água era matriz para produção de energia. Hoje, como avanço da tecnologia, podemos aproveitar a vocação natural do nosso Estado e baratear os custos de energia para os cearenses”, avaliou.

Em aparte, o deputado Oriel Nunes (PDT) reforçou os benefícios do uso de energia solar. “Apresentei aqui na Casa um projeto de indicação sugerindo o uso da energia solar para prédios públicos. Além de não causar danos ao meio ambiente, tem um custo baixo, se levarmos em conta que a instalação pode ser paga em três anos e se tem uma garantia de 25 anos”, acrescentou.

*Da Agência Assembleia