Deputado destaca projeção de crescimento industrial de 2,5% para 2019 (primeiro expediente)

Deputado destaca projeção de crescimento industrial de 2,5% para 2019 (primeiro expediente)
18 de setembro de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (18/09), a previsão de crescimento de até 2,5% na indústria cearense para esse ano. A estimativa é da Federação da Industria do Ceará (Fiec).

Segundo o parlamentar, após crescer 2,9% no primeiro semestre deste ano, a tendência é de que haja uma estabilização nesses números. O deputado observou que, mesmo com essa estabilização, o Ceará possui um resultado melhor que a indústria nordestina e nacional. “Os setores que devem ter crescimentos sustentáveis neste ano são a metalurgia, produtos de metal, produtos químicos, fabricação de máquinas, aparelhos elétricos e setor calçadista.

De acordo com Sérgio Aguiar, os produtos com maiores altas foram a produção de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) com 217%, produtos químicos (8,2%) e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,3%). Já as maiores quedas foram registradas em produtos derivados de petróleo e bicombustíveis (-11,8%), produtos têxteis (-9,9%) e produtos alimentícios (-6,5%).

“O Estado tem muito que comemorar. Não é o que vemos em outras unidades da Federação. Não somos uma ilha de prosperidade, mas conseguimos superar desafios e aprender com momentos mais difíceis e buscamos alternativas para fortalecer nossos segmentos. O Ceará saiu da condição de possuir uma economia mais agrícola e ganha mais um status: o de economia com força na indústria também”, observou.
Sérgio Aguiar parabenizou ainda a gestão do atual presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, pelo trabalhado inovador e superação de dificuldades.

“O Beto conseguiu trazer inovação e superou obstáculos do setor industrial do Ceará de forma brilhante. Amanhã ele se despede do cargo, mas sai com a certeza do excelente trabalho que mudou a face da Fiec. Essa instituição rompeu as fronteiras da sede administrativa, na Avenida Barão de Studart, e mudou o segmento industrial”, afirmou. O deputado informou ainda que amanhã (19/09) Ricardo Cavalcante tomará posse como novo presidente da Fiec.

*Na Agência Assembleia