Deputado comenta novo Mapa do Turismo brasileiro 2019/2021 (primeiro expediente)

Deputado comenta novo Mapa do Turismo brasileiro 2019/2021 (primeiro expediente)
27 de agosto de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (27/08), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021. O mapa foi divulgado pelo Ministério do Turismo na última segunda-feira (26/08) e, conforme explicou, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.

O  Estado, segundo ele, teve seis municípios inclusos na plataforma como destino turístico ou que sofre impacto pela atividade turística. “Foi um aumento de 10% dos municípios cearenses, considerando que desde a última atualização, o Ceará participava com 62 municípios e agora teve esse número ampliado para 68”, disse.

Os municípios são divididos em categorias que vão de A a E, sendo categoria A os destinos turísticos propriamente ditos, e categoria E aqueles que sofrem menos impacto da atividade em sua economia.

Na categoria A, que antes só contava com Fortaleza, agora inclui também Jijoca de Jericoacoara. Sérgio Aguiar lembrou que a atualização do mapa do turismo ocorreu menos de um mês após a AL aprovar a criação de “distritos turísticos” no Ceará, medida que visa fortalecer a atividade por meio de um gerenciamento ordenado.

As demais categorias também foram atualizadas em relação a 2013: a categoria B passou de 8 para 12 municípios; a C, de 22 para 25; a D, decresceu de 27 para 25; e a E permanece com quatro municípios.

Sérgio Aguiar comemorou a inclusão de mais municípios cearenses na plataforma. De acordo com ele, a medida permite a consolidação desses municípios como destinos turísticos com investimentos por parte dos governos, em infraestrutura e na qualificação de mão de obra. “O Governo integra conceitos  e fortalece o turismo de forma preponderante para as economias locais e do Estado, melhorando a qualidade de vida do cearense”, assinalou.

O deputado Fernando Santana (PT), em aparte, destacou o incremento que o turismo da região do Cariri vai sofrer com algumas propostas de seu mandato, como a construção das imagens de Santo Antônio, em Barbalha, e da Menina Benigna, em Santana do Cariri.

“Já temos as romarias do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e da Nossa Senhora, no Crato, e as festas de Santo Antonio e procissões pela Menina Benigna movimentam muito a região. A romaria da Menina Benigna reuniu cerca de 30 mil religiosos ano passado. A ideia é criar um circuito religioso na região, o que vai promover o turismo em todos aqueles municípios”, considerou.

*Da Agência Assembleia