Sérgio Aguiar comenta geração de energia renovável do Nordeste (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar comenta geração de energia renovável do Nordeste (primeiro expediente)
20 de agosto de 2019

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (20/08), a alta geração de energia renovável nordestina.

O parlamentar comentou matéria do jornalista Egídio Serpa, do jornal Diário do Nordeste, sobre a geração de energia eólica na Região. Segundo Sérgio Aguiar, o Nordeste bateu um recorde na geração de energia, durante a madrugada de domingo (18/08), chegando a marca de 9.240 MW, 4,47% a mais do que o recorde anterior, em novembro de 2018.

A matéria enfatiza que Fernando Ximenes, dono da cearense GramEollic, empresa especializada em energia, explicou que o novo recorde, com fator de potência de 73,27%, abasteceu 94,5 da demanda nordestina que naquele momento registrava 9.800 MW/h de consumo. “Isso nos mostra que as fontes renováveis de energia vão substituir as hidrelétricas em curto prazo”, assinalou o deputado.

O parlamentar informou ainda sobre a solenidade que vai ocorrer, na noite desta terça-feira, a partir das 19h no Plenário 13 de Maio, para homenagear o Dia do Economista. A data faz referência à promulgação da lei, por Getúlio Vargas, que regulamenta a profissão. A legislação também cria o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia e entidades que regulamentam o exercício da profissão no País. “Convido todos os deputados para se fazerem presentes a essa justa homenagem a esses importantes profissionais”, assinalou.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) parabenizou o pronunciamento do parlamentar e comemorou a geração de energia renovável no Nordeste.

*Da Agência Assembleia