Sérgio Aguiar informa sobre inauguração de Praça Mais Infância (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar informa sobre inauguração de Praça Mais Infância (primeiro expediente)
7 de agosto de 2019
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (07/08), sobre a inauguração da 12ª Praça Mais Infância, hoje, às 17h, no município de Camocim.

Segundo o parlamentar, a entrega contará com a presença do governador Camilo Santana, da primeira-dama, Onélia Santana, e de outras autoridades e lideranças de Camocim. “Destaco que esse equipamento, tão importante para a região, é composto por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, bicicletário e área de apoio com banheiros acessíveis e fraldário. Um investimento de mais de R$ 900 milhões”, adiantou.

Sérgio Aguiar acrescentou ainda que, durante toda a quarta-feira, o Caminhão do Cidadão estará prestando serviços gratuitos à população, com emissão de documentos, de antecedentes criminais e atualização cadastral da Receita Federal. Serão entregues também kits com redes, bolas de basquete, vôlei e futsal.

O deputado lembrou que o Mais Infância foi idealizado pela primeira-dama, em agosto de 2015. “Onélia teve um olhar dedicado e especial para com as crianças do nosso Estado. Esse programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil”, pontuou.

O parlamentar ressaltou que o Governo do Estado, com aprovação da Assembleia Legislativa, no último dia 28 de fevereiro, instituiu o programa como política pública importante para o desenvolvimento infantil. “Com a sanção do Governador, o Mais Infância foi elevado a um novo patamar de atuação com garantias de continuidade, já que a regulamentação resguarda as conquistas  realizadas”, observou.

De acordo com Sérgio Aguiar, o programa é estruturado por quatro pilares: Tempo de Nascer, Crescer, Brincar e Aprender.

O Tempo de Nascer consiste no cuidado materno-infantil, desde o pré-natal.  Contempla a estruturação de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares, envolvendo capacitação de profissionais da saúde e assistência familiar. “Com foco no desenvolvimento infantil, já foram realizadas mais de 1,4 milhão visitas domiciliares de acompanhamento no Estado, até abril de 2019”, pontuou.

O deputado explicou também que o Tempo de Brincar foca na construção de espaços públicos que possibilitam o laser necessário para o desenvolvimento infantil. “Já foram entregues 82 brinquedopraças e 11 praças Mais Infância em todo o Ceará. Além disso, o programa leva cultura e laser a esses espaços. E ainda dentro do Tempo de Brincar, o projeto Praia Acessível realizou cerca de 5.500 atendimentos”, informou.

O parlamentar falou ainda do Tempo de Aprender, que possibilita a ampliação de vagas de creches e prepara as crianças, por meio do ensino fundamental, para se integrarem a sociedade.

 

*Da Agência Assembleia