Deputado ressalta importância da qualificação para o mercado de trabalho (primeiro expediente)

Deputado ressalta importância da qualificação para o mercado de trabalho (primeiro expediente)
30 de abril de 2019
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) repercutiu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (30/04), estudo que sinaliza o crescimento do rendimento da hora trabalhada cearense. O documento, intitulado “Dinâmica do Mercado de Trabalho Cearense: Uma análise comparativa com o Brasil no período de 1995 a 2017”, foi feito pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o estudo, este crescimento é fruto do aumento significativo dos índices educacionais dos trabalhadores, no período entre 1995 e 2017, espaço cronológico avaliado pelo levantamento.

Para Sérgio Aguiar, os dados são animadores. “Fica comprovado com esse estudo que, quanto mais tempo a pessoa passa na escola, se qualificando, melhor será o salário a ser recebido como trabalhador”, avaliou.

Ainda de acordo com o parlamentar, “o cearense está se qualificando e se capacitando para se adequar às necessidades que o mercado de trabalho impõe”.

O deputado também destacou a solenidade de entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizada na tarde de segunda-feira (29/04), no Centro de Negócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae/Ceará). O evento premiou sete gestores, em categorias que analisam projetos desenvolvidos nos municípios em prol dos pequenos negócios e do fomento do empreendedorismo.

“Dentre os vencedores, enalteço o trabalho do prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, que foi premiado na categoria Inovação e Sustentabilidade, por grandes projetos que tem dado frutos para a comunidade”, pontuou Sérgio Aguiar.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PR) assinalou que “o estudo é capaz de transformar as pessoas, e que as políticas públicas cearenses na área da educação tem dado um bom exemplo, ao fomentar o desenvolvimento do Estado”.

 

*Da Agência Assembleia