Sérgio Aguiar comenta matéria em defesa do Banco do Nordeste (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar comenta matéria em defesa do Banco do Nordeste (primeiro expediente)
7 de março de 2019
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (07/03), matéria veiculada no portal do jornal O Povo de hoje.  Conforme o parlamentar, o autor do podcast Jogo Político, Samuel Pimentel, faz uma defesa da manutenção do Banco do Nordeste e crítica a falta de posicionamento do governo Jair Bolsonaro sobre o tema.

Sérgio Aguiar considerou que a bancada federal cearense deve se manifestar em defesa da instituição, cujas atribuições poderão ser fundidas às do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

De acordo com ele, o BNDS não terá a mesma efetivação que o BNB ao direcionar o olhar exclusivamente para o Nordeste, região diferente do restante do Brasil, com suas particularidades. “Devemos lutar pela manutenção do BNB ao menos da forma como está, pois ele continua sendo a única oportunidade que muitos moradores do semiárido têm de realizar seu trabalho e sobreviver”, frisou.

O parlamentar também lembrou os 28 anos do município de Jijoca de Jericoacoara, “município indutor da economia de todo o norte do Estado”. Ele elogiou a administração do prefeito, Lindembergh Martins, “uma gestão séria, e que agora volta o olhar para a sede do município e os distritos que o compõem”.

Sérgio Aguiar informou que atualmente está sendo finalizada a obra de modernização do hospital local, com equipamentos modernos que irão reforçar a assistência para que os nativos não precisem se deslocar para outras cidades.

Em aparte, o deputado Salmito (PDT), reforçou a defesa ao BNB. Segundo ele, a preocupação deve ser com a economia dos estados do Nordeste e a sobrevivência da população do semiárido. “No semiárido, não se achou ainda atividade que conjugue viés econômico, social e ambiental. O BNB é que possibilita isso”, considerou.

 

*Da Agência Assembleia