Deputado destaca nomeação ministro do turismo de Bolsonaro (primeiro expediente)

Deputado destaca nomeação ministro do turismo de Bolsonaro (primeiro expediente)
4 de dezembro de 2018
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comemorou, nesta terça-feira (04/12), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, o a indicação do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL/MG), para o Ministério do Turismo na gestão Jair Bolsonaro. “Isso para nós é uma grata satisfação, tendo em vista que um dos desafios que o Brasil tem é a geração de novas oportunidades de emprego e renda”, disse.

O parlamentar afirmou que o turismo movimenta grande volume de recursos, e que o comércio, onde o setor está instalado, tem grande participação. Conforme ele, somente em Fortaleza, a cada R$ 4 gerados de riqueza, R$ 3 vêm da movimentação do comércio. “Isso é importante, pois o turismo tem se consolidado como uma das políticas públicas desenvolvimentistas e que tem procurado a crescer com desenvolvimento sustentável”, assinalou.

Sérgio Aguiar lembrou que, em 1999, quando a Constituição do Estado do Ceará foi promulgada, o documento trazia um mero artigo estabelecendo que o turismo deveria ser um política pública de desenvolvimento para o Ceará “Ao passar 29 anos, temos a oportunidade de fazer com que o nosso Estado tenha conquistado um lugar expressivo na economia brasileira, através dos posicionamentos e principalmente das ações e dos empreendimentos erguidos. Deixamos de ser um simples local para receber turistas e passamos a destino turístico internacional”, ponderou. O parlamentar citou Santana do Cariri, Canoa Quebrada, Jericoacoara e Fortaleza como locais mais procurados.

“O turismo passou ao longo do tempo de meras visitações de familiares para incrementar o PIB (Produto Interno Bruto). Hoje quase 11% gerados da riqueza do Ceará é advindo da atividade turística”, informou, ressaltando que o setor reúne 52 atividades.

O parlamentar destacou, no entanto, o baixo número de visitantes ao Brasil quando comparado com Paris, por exemplo, que é um dos cinco destinos turísticos mais atrativos do mundo. “E o Ceará vai nesse rumo, vai nessa mesma perspectiva”, afirmou.

 

*Da Agência Assembleia