Deputado ressalta crescimento na exportação de produtos locais em 2018 (primeiro expediente)

Deputado ressalta crescimento na exportação de produtos locais em 2018 (primeiro expediente)
28 de agosto de 2018
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (28/08), o salto registrado por cinco municípios cearenses na exportação de produtos para o exterior em 2018. De acordo com o parlamentar, as cidades de Icapuí, Crato, Caucaia, Quixeré e Aquiraz ampliaram em mais de 50% o volume de exportações para outros países, de janeiro a junho deste ano.

Segundo o deputado, produtos como melões, melancias, crustáceos, peixes congelados, mel, castanhas, máquinas e materiais de construção, comercializados por esses municípios, fizeram com que o valor total das exportações ultrapassasse os US$ 86,9 milhões.

“Esses dados mostram que, se o Ceará não é a ilha da prosperidade, tem sim arranjos produtivos locais que fazem com que haja uma demanda de bens produzidos aqui com qualidade para serem exportados”, assinalou Sérgio Aguiar. Ainda de acordo com o parlamentar, “os dois importantes portos cearenses para escoamento dessa produção dão a garantia de uma melhor qualidade no transporte desses produtos”.

O deputado também comentou sobre as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão prontas, mas sem funcionar, no interior do Estado. “Peço que os gestores dessas unidades fechadas tracem planos de bom gerenciamento para suportar a carga dos setores desses equipamentos, que fechem parcerias e equacionem da melhor forma para o bom funcionamento e atendimento desses locais”, salientou.

*Da Agência Assembleia