Deputado destaca manifestações artísticas no Theatro José de Alencar (segundo expediente)

Deputado destaca manifestações artísticas no Theatro José de Alencar (segundo expediente)
9 de agosto de 2018
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, nesta quinta-feira (09/08), durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, a importância das manifestações artísticas realizadas na quarta-feira (08/08), no Theatro José de Alencar.

Organizado pela Academia Cearense de Letras (ACL), com a parceria do Instituto do Ceará e da Secretaria de Cultura do Estado, o evento foi “um grito de alerta para sensibilizar os poderes públicos, notadamente o da União, na tentativa de fazer com que o País possa ter na cultura uma das políticas públicas sociais mais inclusivas para a sociedade.”

Na avaliação dele, a iniciativa deve ser registrada, tendo em vista que muitas vezes os percentuais nos orçamentos públicos para a implementação dessas políticas sobre a cultura são deixados para segundo plano.

No Ceará, no entanto, a área é bem atendida. Segundo ele, corresponde a 1,6% dos investimentos realizados no Estado. “Podemos pensar que é pouco, mas são R$ 100 milhões. Muitos desses em projetos que são encaminhados por editais aprovados por esta Casa.” Para o parlamentar, cultivar a cultura, as manifestações folclóricas, a reunião de pessoas baseada nas artes deve ser uma das ações de cidadania que a população do Ceará merece ter.

Sérgio Aguiar ressaltou ainda a consolidação do hub aéreo no Ceará. Ele comemorou a notícia de que a Air France-KLM terá voos diários para a Europa em 2019. Segundo destacou, foi confirmado o sétimo voo semanal ligando Fortaleza à Europa. Atualmente, essas empresas realizam cinco voos diretos semanais, sendo três para Amsterdã e dois para Paris.

Segundo ele, a perspectiva da Secretaria de Turismo do Estado é que, em 2019, se fortaleça e solidifique ainda mais o destino turístico do Ceará no Brasil. “A perspectiva é de que teremos até 10 voos semanais ligando o estado do Ceará ao estrangeiro, mais precisamente à Europa”, disse. Sérgio Aguiar salientou que a previsão significa o avanço da economia cearense. Novas oportunidades de negócios e a geração de empregos para os cearenses são algumas das consequências da ampliação dos voos.

Sérgio Aguiar também informou que Fortaleza está entre os três destinos mais procurados para o feriado de 7 de setembro, ficando à frente de Salvador, saindo da quarta para a terceira posição no ranking que elegeu os 10 lugares para viajar na data.

 

*Da Agência Assembleia