Sérgio Aguiar comemora crescimento de 57% da potência solar do Ceará (primeiro expediente)

Sérgio Aguiar comemora crescimento de 57% da potência solar do Ceará (primeiro expediente)
19 de junho de 2018
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comemorou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (19/06), o crescimento de 57% da capacidade de potência solar instalada no Ceará. De acordo com o parlamentar, esse avanço coloca o Estado na condição de líder do Nordeste.

Com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sérgio Aguiar informou que, em novembro de 2017, a capacidade do Ceará era de 10,9 megawatts (MW), passando em junho de 2018 para 17,1MW.

Na avaliação do deputado, o crescimento é a confirmação do potencial cearense para geração de energia alternativa. “O Brasil fechou 2017 com R$ 5,5 bilhões em investimentos no setor solar fotovoltaico e a criação de cerca de 20 mil empregos. Em 2018, a expectativa é que entre em operação 1,1 mil MW adicionais das usinas solares fotovoltaicas dos leilões de energia de reserva de 2014 e 2015”, ressaltou.

Sérgio Aguiar apontou ainda a mudança anunciada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Programa Fundo Clima, ao confirmar financiamento de até 80% dos sistemas geradores fotovoltaicos, com equipamentos novos produzidos no Brasil, com taxas de juros entre 4,03% e 4,55% ao ano. “Essas condições colocam o banco como uma das melhores opções para projetos solares fotovoltaicos e ajudam a promover a cadeia produtiva nacional”, acrescentou.

O deputado sugeriu ainda a instalação de sistemas de energia alternativa nos prédios da Assembleia Legislativa. “Nossa energia eólica e solar vem ganhando espaço e avançando do litoral para a serra. São formas econômicas e sustentáveis que devemos expandir, como os dois painéis de vidro que temos aqui na Assembleia; poderíamos pensar em transformá-los em fonte captadora de energia”, acrescentou.

O parlamentar também lembrou o falecimento, no último sábado (16/06), do vereador de Farias Brito Francisco Valdeir de Souza (MDB), conhecido como Deir da Serra. “Quero apresentar minhas condolências à família e ao povo de Farias Brito por essa perda repentina de alguém que tinha como sua principal política o respeito a todos”, salientou.

*Da Agência Assembleia