Audiência aponta ações que diminuam a crise financeira no comércio do CE

Audiência aponta ações que diminuam a crise financeira no comércio do CE
4 de março de 2009

O presidente da Comissão, deputado Sérgio Aguiar (PSB), foi o autor do requerimento que solicitou o debate. O parlamentar destacou a importância da audiência, uma vez que o comércio é o segmento mais importante que compõe o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Ele salientou ainda que o objetivo do debate é nivelar para a sociedade o conhecimento da problemática que está passando o setor.

Durante a discussão, diversas medidas foram citadas para incrementar o comércio durante o período da crise. Para o presidente da Câmara Dirigente Lojista (CDL), Honório Pinheiro, é necessário que o Governo tenha um tratamento com o setor que possibilite ampliá-lo e mantenha os empregos. “Queremos que o Estado reconheça como é o funcionamento do comércio e passe a se inserir neste contexto para que as coisas funcionem o melhor. O Ceará tem uma dependência econômica do comércio”, frisou.

Honório falou ainda da proposta dos representantes do setor apresentada ao Estado. Segundo ele, propõe-se que o Governo invista em ações para o comércio, contemplando assim a geração de emprego e renda.

Já o superintendente da Fecomércio, Alex Araújo, destacou quatro ações que devem ser tomadas para minimizar os impactos da crise: adotar medidas de garantia de emprego, aumentar a garantia de crédito das empresas no mercado, regular a concorrência e adotar estratégias setoriais para controlar o comércio informal.

A gerente geral da Caixa Econômica Federal, Jacqueline Esmeraldo, pontuou que a maior dificuldade para se manter uma linha de crédito satisfatória para os empresários é a falta de formalidade deles. “Alguns empresários sequer têm contador”, explica.

O debate contou ainda com a presença do vice-presidente da Fecomércio, Ranieri Leitão; do o presidente do Sindicato dos Comerciários, Romildo Miranda, além de empresários, lideranças sindicais e outros representantes de entidades que representam o setor.
AT/AN


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br