Sérgio Aguiar destaca comemoração do Dia do Administrador

Sérgio Aguiar destaca comemoração do Dia do Administrador
10 de setembro de 2008

O parlamentar explicou que nesse mesmo dia, em 1965, foi assinada a lei que criou oficialmente a profissão de administrador e, três anos depois, uma Resolução do Conselho Federal de Administração (CFA) tornou 9 de setembro como a data comemorativa dos profissionais dessa “importante área do conhecimento humano”.

De acordo com Sérgio Aguiar, os primeiros administradores profissionais (aqueles contratados, que não são os donos do negócio) registrados pela história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, “as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia. Isso em meados do século XVII. As artes bélicas também são correlatas com a administração. Outro exemplo que atravessa a história é o da Igreja Católica, com uma administração baseada numa forte hierarquia e divisão de funções”.

O deputado citou os principais motivos que influenciam na escolha da carreira administrativa, de acordo com pesquisa do CFA. São eles: a natureza do projeto profissional, a possibilidade de abrir ou ampliar seu próprio negócio, o desenvolvimento da carreira e a independência de atuação. “A formação generalista e abrangente do curso de graduação em Administração também foi preferida por um significativo contingente para justificar a escolha”, complementou.

Ainda segundo Sérgio, o comportamento ético é a atitude que os administradores escolheram como a que mais tem preponderado no seu aprendizado. “Podemos, à luz desse perfil do administrador, fazer uma reflexão sobre esta profissão e avaliar até que ponto temos ou não motivos para comemorar esse e os próximos 9 de setembro”, afirmou.

Em aparte, o deputado Roberto Cláudio (PHS) disse que, através dessa ciência, a gestão publica e a gestão do setor produtivo ganham celeridade no desenvolvimento. Para ele, os administradores são capazes de dar dinamismo aos mais diversos órgãos públicos. “No campo acadêmico, o curso ganhou corpo com docentes fazendo sua pós-graduação no exterior e trazendo novos conhecimentos. Parabéns também aos que lecionam”, salientou ele.
RT

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br