Sérgio Aguiar avalia encontro regional do Governo em Camocim

Sérgio Aguiar avalia encontro regional do Governo em Camocim
2 de setembro de 2008

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) avaliou, nesta terça-feira (02/09), o encontro regional do Governo do Estado, realizado no município de Camocim, nos dias 27 e 28 de agosto, para discutir as ações do Executivo. Na oportunidade foram revelados todo o planejamento para o Litoral Oeste, que foi aberto para a discussão com os presentes. De acordo com o deputado, houve baixa participação de representantes da sociedade civil organizada. Cerca de 60% dos participantes eram vinculados a órgãos públicos, conforme revelou o parlamentar.

O encontro, denominado “Planejamento Participativo do Litoral Oeste”, contou com a participação de representantes dos municípios de Acaraú, Amontada, Apuiarés, Barroquinha, Granja, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Miraíma, Morrinhos, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairí, Tururu, Umirim, Uruburetama e Uruoca.

De acordo com o deputado do PSB, esses encontros que estão sendo realizados em todo o Estado, primam pela participação popular, por meio de ações democráticas e transparentes. Ele explicou que o eixo de desenvolvimento é gerido por três setores, “Economia para uma vida melhor”, “Sociedade justa e solidária” e “Gestão ética, eficiente e participativa”.

As prioridades apontadas cobrem as áreas de agricultura e pesca, indústria comércio e turismo, infra-estrutura, cultura e esporte, saúde, educação básica, educação superior, profissional, ciência e tecnologia, assistência social, segurança pública, justiça e defensoria, desenvolvimento urbano e meio ambiente.

Para o deputado Sérgio Aguiar, na microrregião do Litoral Oeste, houve um pecado, “por falta de interesse, porque precisávamos ter representantes da sociedade civil organizada”, salientou. Com isso, a representatividade ficou sem paridade, 60% das pessoas eram ligadas às instituições públicas, o que “caracteriza que a sociedade deve se importar muito mais”.

O deputado salientou que essas discussões possibilitam que o Plano Plurianual atendeu cerca de 85% das propostas apresentadas. O deputado, que foi relator do PPA, registrou uma série de metas fundamentais acatadas, como duas escolas de educação profissional em Acaraú e Camocim e a melhoria da qualidade da educação rural.

“Teremos ações de política da juventude e para pessoas com deficiência. Será criado um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Camocim. Também haverá ação de destaque da Secretaria de Saúde com a aquisição de policlínica tipo um, com 10 especialidades, descentralizando o atendimento regional, hoje restrito a Sobral”.
JS

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br