Sérgio Aguiar destaca investimentos previstos na LDO de 2009

Sérgio Aguiar destaca investimentos previstos na LDO de 2009
6 de maio de 2008

Na sessão plenária desta terça-feira (06/05) da Assembléia Legislativa, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) comentou o início da tramitação do projeto enviado pelo Governo do Estado que regulamenta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2009. A proposta foi lida no início dos trabalhos de hoje e começa a ser analisada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa a partir desta quinta-feira (08/05). A votação do texto em plenário deve acontecer até o dia 17/07 e a LDO precisa receber o apoio de 24 parlamentares para ser aprovada e enviada de volta ao Executivo.

Sérgio disse que estudou alguns trechos da Lei e percebeu que a área de desenvolvimento econômico está bem contemplada. Para ele, a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag), que produziu o documento, conseguiu enxergar claramente os setores que precisam de maior atenção para que o Ceará desenvolva mais sua economia.

Segundo o parlamentar, a produção da LDO seguiu os mesmos parâmetros projetados para a formulação do Orçamento deste ano e do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, texto que ele avaliou ano passado como relator. “Precisamos desenvolver um estudo minucioso para que possamos aperfeiçoar essa LDO”, afirmou.

Ele citou uma série de ações que devem ser desenvolvidas caso as diretrizes sejam aceitas pela Assembléia, como a construção do terminal de múltiplo uso do Pecém, a implantação de uma correia transportadora de minério e a montagem de uma infra-estrutura voltada para o gás natural.

Da mesma forma o parlamentar destacou a regulamentação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s), englobada numa Medida Provisória (MP) que tramita no Congresso Nacional, em Brasília. Na opinião dele, essa será uma forma de alavancar o desenvolvimento do Estado para que o Ceará se projete nos índices de exportação. “Assim, vamos gerar mais empregos”, opinou.

Em seguida, ele parabenizou o Governo por indicar na LDO a recuperação de mil quilômetros de estradas e a construção de outros quinhentos quilômetros, o que, de acordo com Sérgio, vai fortalecer o turismo cearense, além de fazer o intercâmbio entre os municípios.

A expansão da rede de atendimento de água bruta para a rede de turismo e o desenvolvimento de destinos turísticos também foram abordados pelo deputado, que informou que isso já estava previsto no PPA e agora se consolida. “Tem ainda a construção do Centro Multifuncional de eventos e feiras, que vai ofertar à população um equipamento que poderá recepcionar grandes eventos a partir de 2010 e, dessa forma, fortalecer ainda mais o turismo em período de baixa estação”, falou.

Sérgio Aguiar ressaltou ainda a construção de rodovias turísticas; a urbanização de praias; o saneamento básico de áreas turísticas; a construção de unidades habitacionais; o aumento nas oportunidades de emprego e renda; a criação de infra-estruturas básicas de apoio à indústria e ações de valorização dos servidores.
BC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br