Sérgio Aguiar lembra 51 anos de emancipação de Uruoca e Martinópole

Sérgio Aguiar lembra 51 anos de emancipação de Uruoca e Martinópole
26 de março de 2008

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) fez pronunciamento nesta quarta-feira (26/03), na tribuna da Assembléia Legislativa, para homenagear os municípios de Uruoca e Martinópole pelos 51 anos de emancipação. Os dois municípios foram desmembrados do município de Granja no mesmo dia, 26 de março de 1957. “Com a emancipação, os municípios deram um salto de qualidade no desenvolvimento de suas populações. Os dois têm tido um papel preponderante para o desenvolvimento da região Norte do Estado”, afirmou Aguiar.

O deputado destacou que o município de Uruoca possui cerca de 12.500 habitantes, uma zona rural grande e índices pluviométricos muito bons, o que vem assegurando um desenvolvimento da agricultura. Ele elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito municipal, Jan Keuly Pessoa Aquino, sobretudo de construção de casas populares, de ginásios cobertos e para a erradicação do analfabetismo no município.

Segundo Aguiar, nos últimos sete anos foram construídas 180 casas e, até o final do mandato, o déficit habitacional de Uruoca estará sanado. “Além disso, novas estradas foram construídas, redes de eletrificação estão sendo ampliadas, foram construídos ginásios cobertos, mostrando que um jovem comerciante que ingressou na política há apenas sete anos pode revolucionar na administração de uma cidade”, elogiou, referindo-se a Jan Keuly.

O deputado destacou também o trabalho do prefeito Francisco Fontenele, de Martinópole. Segundo Sérgio Aguiar, a cidade também evoluiu muito após a emancipação.

Os deputados Nenen Coelho (PSDB) e Moésio Loiola (PSDB) fizeram apartes ao pronunciamento de Sérgio Aguiar e também parabenizaram a população de Uruoca e Martinópole pelos 51 anos de emancipação. Para Nenen Coelho, a auto-estima da população dos municípios que conseguiram se emancipar melhorou e isso contribui para o desenvolvimento dessas cidades. Ele defendeu que o Congresso vote logo a lei que devolve aos legislativos estaduais a capacidade de legislar sobre a criação de novos municípios.

O deputado Moésio Loiola também defendeu a aprovação da lei e disse que, no Ceará, entre 10 e 12 distritos estão prontos e preenchem todas as condições para a emancipação.
LM

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br