Sérgio afirma que consórcio vai integrar turismo e gerar empregos

Sérgio afirma que consórcio vai integrar turismo e gerar empregos
14 de fevereiro de 2008

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), informou na manhã desta quinta-feira (14/02), durante pronunciamento, sobre o consórcio assinado ontem(13/02), em Camocim, pelos governadores do Piauí, Maranhão e Ceará e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. Segundo ele, a iniciativa vai integrar o turismo da região da Rota das Emoções, além de gerar mais empregos e renda para a população.

“A Rota das Emoções une os estados do Ceará, Piauí e Maranhão em um roteiro internacional”, comentou o deputado, lembrando que existem três projetos de grande porte, um em cada Estado, que deverão ser implementados. “No Piauí, será feita a ampliação do aeroporto de Parnaíba; no Maranhão, a construção da estrada que liga o município de Barreirinha ao Delta do Parnaíba; e, no Estado do Ceará, a criação da Escola Profissionalizante de Turismo”, disse, comentando a importância em qualificar e capacitar a mão-de-obra cearense.

Sérgio Aguiar, que participou da assinatura do consórcio junto com o vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), destacou ainda que foi criada, na oportunidade, a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que irá desenvolver projetos de promoção, divulgação, qualificação profissional e melhoria da infra-estrutura da região. Na rota, estão incluídos os lençóis Maranhenses, Baixo Parnaíba, litoral do Piauí, Serra da Ibiapaba, Camocim, Jericoacoara e Acaraú.

Gony Arruda  ressaltou que o consórcio “é de muita importância para toda a região Norte”, e vai potencializar o turismo daquela área. Ele lembrou que “só em ser criada uma estrada para ligar a serra à praia, o município de Granja a Viçosa, já devem ser feitos muitos elogios ao governador Cid Gomes”. O parlamentar destacou ainda a presença dos três governadores e dos secretários de turismo dos estados à solenidade em Camocim.

O deputado Tomás Figueiredo Filho (PSDB) também elogiou o projeto envolvendo a Rota das Emoções que integra o turismo dos três estados. “Mas só fico preocupado para que não ocorra uma queda no receptivo cearense, caso alguns turistas se desloquem para o Piauí”, avaliou. O deputado Sérgio Aguiar contestou a preocupação de Tomás Filho, dizendo que o consórcio vai fazer com que seja criado um roteiro para os três estados. “Foi criado um produto turístico único, um roteiro único”, finalizou.
EU

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br