Sérgio Aguiar elogia aprovação do projeto que cria ZPEs

Sérgio Aguiar elogia aprovação do projeto que cria ZPEs
28 de junho de 2007

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) elogiou, durante pronunciamento feito nesta quinta-feira (28/06), na tribuna da Assembléia Legislativa, a aprovação do projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O deputado parabenizou o trabalho realizado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), relator da matéria no Senado Federal, que foi o maior defensor da aprovação da proposta.

Na avaliação de Sérgio Aguiar, a instalação de uma ZPE no Ceará representará um marco para o desenvolvimento econômico do Estado. O deputado lembrou que as ZPEs permitirão que indústrias se instalem na região do Porto do Pecém, com o objetivo de exportar pelo menos 80% do total da produção, com alíquotas mais baixas e taxas alfandegárias mais atrativas. “Novas empresas vão se instalar, aproveitando a infra-estrutura que já existe na região do Porto do Pecém, gerando emprego e desenvolvimento tecnológico”, afirmou ele.

Sérgio Aguiar afirmou que uma grande parcela da população cearense que se encontra à margem do mercado formal de emprego, terá novas oportunidades com a instalação da ZPE. Além disso, ele acredita que haverá uma verdadeira revolução tecnológica, já que as indústrias poderão desenvolver novas tecnologias aqui mesmo no Ceará.

Outro ponto positivo, na opinião de Aguiar, é que a “novela” da siderúrgica poderá ter um final feliz para os cearenses. “Temos a esperança de que agora, com a concretização das ZPEs, o fim da novela da siderúrgica seja breve, porque a produção da siderúrgica será justamente para exportação e isso nos faz ter a certeza de que o governo federal vai quebrar lanças para que o Ceará realize o sonho da siderúrgica”, afirmou o parlamentar.

Os deputados Cirilo Pimenta (PSDB), Roberto Cláudio (PHS), Sávio Pontes (PMDB) e Téo Menezes (PSDB) fizeram apartes ao pronunciamento de Sérgio Aguiar e também parabenizaram o Senado Federal e o senador Tasso Jereissati pela aprovação do projeto que cria as ZPE´s. Para Cirilo, as Zonas vão trazer não só empregos, mas também vão estimular o setor primário para que aumente a produção, que será aproveitada pelas indústrias.

O deputado Roberto Cláudio ressaltou que o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado vai elaborar, tão logo o projeto seja sancionado, um plano de viabilidade econômica da ZPE e dos investimentos a serem feitos na região próxima ao Porto do Pecém, onde a Zona de Processamento será instalada.
LM

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br