Sérgio Aguiar elogia acordo entre Ceará, Piauí e Maranhão

Sérgio Aguiar elogia acordo entre Ceará, Piauí e Maranhão
20 de abril de 2007

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) elogiou hoje (20/04), na Assembléia Legislativa, o protocolo de intenções firmado, no último sábado, em Parnaíba -PI, entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, para o desenvolvimento sustentável do turismo na região. Segundo o parlamentar, o acordo assinado pelos governadores Cid Gomes (Ceará), Jackson Lago (Maranhão) e Welington Dias (Piauí), prevê a formação de um consórcio entre os três estados que irá concorrer para a realização de obras e ações que impulsionem o turismo.

Além dos chefes de executivos estaduais, também participaram da assinatura do protocolo representantes do Ministério do Turismo, das secretarias estaduais de Turismo e dos Sebraes dos três estados envolvidos. O consórcio trabalhará, segundo Sérgio Aguiar, para integrar os destinos turísticos dos estados envolvidos, criando roteiros que possam contemplar as belezas do litoral que vai do Ceará até o Maranhão, cerca de 500 km de extensão. “O cenário que se vislumbra é integrar o destino onde se pode ter dunas, lagoas e o ecoturismo, num cenário de sol e praia”, destacou.

Sérgio Aguiar explicou que o consórcio trabalhará para romper os gargalos que ainda dificultam um maior acesso do turista a esta faixa de litoral. Informou que uma das primeiras decisões será a ampliação do aeroporto de Parnaíba, que passará a ter condições para receber vôos do exterior, além da reforma das estradas . Segundo o deputado, também está prevista a construção da estrada ligando Parnaíba a Barreirinha, no Maranhão.

Sérgio Aguiar revelou que na região alcançada pelo consórcio há 272 meios de hospedagem, 11 associações de turismo e 264 estabelecimentos de venda de alimentação. No acordo, explicou, o Sebrae, através das coordenações dos 3 estados, estará trabalhando para aperfeiçoar o setor de serviços.

Sérgio Aguiar avisou que durante esta semana conversou com o governador Cid Gomes e o secretário de Infra-estrutura e foi informado que vai ser lançada também a ordem de serviço da estrada ligando Granja a Viçosa. Ao todo, serão 69 km. “Este roteiro passa a contar também com as belezas da serra de Ibiapaba. Por isso, tenho certeza que as 3 mil horas de sol serão um dos fatores que alavancarão o turismo, trazendo o desenvolvimento em larga escala para aquela região”, acentuou.

Em aparte, o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) disse que gostaria de lembrar ao governador sobre a existência do turismo religioso. “Só se fala em praia, praia e praia. Há também o Cariri, Quixadá, Canindé. Temos também outras oportunidades envolvendo as demais potencialidades turísticas”, frisou. Sérgio Aguiar disse que concorda com a sugestão, e que a Secretaria Estadual do Turismo também está atenta e em breve levará ações também para outras regiões do Estado.

O deputado Tomás Figueiredo Filho (PSDB) considerou de Fundamental importância a relação entre os três estados envolvidos, que proporcionará um melhor aproveitamento do potencial turístico e a integração das regiões. “É uma forma de estimularmos e envolvermos a população local que vai favorecer esta região do Estado do Ceará”, afirmou.

Sérgio Aguiar destacou ainda que era pretensão do Estado construir o aeroporto em Parazinho, no município de Granja, mas a ampliação do aeroporto localizado em Parnaíba, é a opção de custo mais baixo e de menor prazo para execução. “Mas no futuro teremos o Aeroporto Internacional de Parazinho e o aeroporto de Barreirinha, no Maranhão”, completou.
JS

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br